Mês: setembro 2020
Tríade Cognitiva da Depressão / Negativa – Aaron Beck – Mário Takeguma Saúde Mental
Referencial Teórico – Como escrever um capítulo de 20 parágrafos em 01 dia e fazer TCC rápido
Treinamento “TCC em 9 Passos”: https://www.andrefontenelle.com.br/9ps/
Baixe o ebook: https://www.andrefontenelle.com.br/tema/
Referencial Teórico – Como escrever um capítulo de 20 parágrafos em 01 dia [guia completo]
Todo dia eu me deparo com estudantes me pedindo para ler o trabalho deles. Sabe qual é o tormento deles? A insegurança de não saber se estão escrevendo aquilo que deveriam escrever. Veja o artigo completo: http://www.andrefontenelle.com.br/ref…
Referencial teórico ou fundamentação teórica?
#tccpratico #andrefontenelle #somospráticos
A primeira coisa que você deve saber é que as duas expressões significam a mesma coisa! As normas ABNT não definem exatamente essa nomenclatura, então cada faculdade pode aplicar a que achar mais conveniente.
Você também pode encontrar o mesmo significado nas expressões “revisão bibliográfica”, “marco teórico”, “revisão de literatura” e “abordagem teórica”. Vou usar todas elas nesse vídeo, para não ficar repetindo a mesma coisa o tempo todo.
Essas expressões se refere à pesquisa bibliográfica do seu trabalho. Tudo o que você deve escrever nessa parte do TCC deve estar fundamentado em algum outro texto.
Em outras palavras, referencial teórico é o conjunto de conhecimentos sobre o seu tema, que você simplesmente vai copiar de outros autores, organizar e descrever no seu texto. Quer dizer, nessa parte do TCC você não deve escrever suas opiniões sobre o tema, mas o que você descobre sobre ele.
Mas isso não é plágio?
Depende! Se você copia o texto de alguém e coloca na sua pesquisa como se fosse seu, isso é plágio. Porém, se você copia o texto de alguém e insere no seu texto, mostrando o nome de quem escreveu, isso é uma citação!
A pesquisa bibliográfica deve ser 100% embasada em citações. Mesmo assim, você não vai fazer o referencial teórico só com elas. É necessário que a maior parte do texto seja de sua autoria!
O segredo aqui é fazer um texto meramente descritivo e não inventar nenhuma informação, apenas comentar as citações.
Aqui no canal tem um vídeo só para ensinar você como fazer as citações diretas. Vou deixar o link na descrição. Quantos textos citados devem ser utilizados?
O ideal é escrever 07 ou 08 linhas de sua própria autoria para cada 02 ou 03 linhas de citação.
Com menos de 20% (vinte por cento) de citações no texto, é possível que a qualidade teórica do texto fique baixa.
Por outro lado, com mais de 30% (trinta por cento) de citações, os avaliadores podem achar que você foi preguiçoso na hora de escrever.
Por isso, evite citações longas e procure usar uma citação para cada ideia que você for desenvolver. Em um artigo de 20 páginas, por exemplo, o ideal é que você tenha algo entre 15 e 30 citações.
Vou te dar mais um conselho: use frases com até 20 palavras e parágrafos de até 04 linhas. Faça cada tópico com no máximo 300 palavras.
Isso não é uma regra, mas vai fazer você escrever de forma mais objetiva e garantir uma leitura mais agradável para o seu avaliador, evitando perguntas na hora da banca.
Você só deve começar a escrever o marco teórico depois de definir o tema, o problema e os objetivos do seu TCC.
Além disso, eu recomendo fortemente que você só comece a escrever depois de já ter feito um fichamento. Aqui no canal tem um vídeo sobre como fazer um fichamento. Vou deixar o link na descrição também.
O fichamento é o grande pulo do gato, pois ele vai ter fornecer as citações, que são a matéria prima do seu TCC e ainda vai te ajudar a definir um roteiro, que vai te mostrar exatamente o que você precisa escrever em cada parágrafo do texto.
Como fazer a fundamentação teórica
Resumidamente, você deve fazer o seguinte:
1. Definir tópicos para serem subtítulos do seu capítulo;
2. Pesquisar citações sobre esses tópicos;
3. Escrever as citações entre os tópicos;
4. Preencher os espaços vazios com comentários sobre as citações.
Próximo Vídeo: https://youtu.be/lUNciuWxFCg
Vídeo anterior: https://youtu.be/fVmmPZsmtbE
Pesquise mais:
Referencial teórico, embasamento teórico, fundamentação teórica, como fazer um artigo, paragrafo ABNT, o que é referencial teórico, referencial teórico exemplo, como fazer referencial teórico, o que é fundamentação teórica, exemplo de referencial teórico, exemplo de parágrafo, como fazer uma revisão bibliográfica, referencial teorico TCC pronto, modelo de referencial teórico, como fazer um desenvolvimento, artigo cientifico como fazer, revisão bibliográfica exemplo, pesquisa bibliográfica, TCC, ABNT.
DEPRESSÃO 1959: Entrevistas Psiquiátricas Reais
Os pacientes, duas mulheres e um homem, são encorajados a descrever suas experiencias vividas com a depressão numa entrevista mais informal do que diagnostica. Dr. Heinz Lehmann, 1959.
ESQUIZOFRENIA CATATÔNICA: Entrevista Real pelo Psiquiatra
O vídeo mostra um paciente jovem com síndrome catatônica aguda sendo entrevistado pelo médico de um Hospital Psiquiátrico. Esquizofrenia Catatônica é o estado de um indivíduo que sofre de catatonia, um estado de perturbação psicomotora que pode ser provocado por fatores psicológicos ou neurológicos. O catatônico costuma apresentar uma condição de extrema passividade, negativismo, mutismo, rigidez corporal ou, em alguns casos, grande agitação.
ABP TV | Aplicabilidade da Terapia Cognitivo-comportamental
Programa Saiba + 17 . Terapia reichiana . Biosíntese . Cuidados consigo
O programa 17 contém 3 vídeos:
01
Terapia Reichiana – Ernani Trotta – Psicoterapias Corporais.
Realizado em 1998.
No total, aproximadamente 18 minutos.
Ernani:
– A orgonoterapia é o nome que se dá à abordagem terapêutica que foi criada por Wilhelm Reich. A orgonoterapia é uma abordagem terapêutica que atua de forma conjunta e integrada sobre as funções psicológicas e sobre o corpo…
02
Biosíntese – Esther Frankel – Psicoterapias Corporais
Realizado em 1998.
No total, aproximadamente 14 minutos.
Esther:
– … Se me perguntassem, quando eu tinha a idade do meu filho – que tem 16 anos – que que eu queria ser, não tinha a mínima idéia…
03
Sítio da Cachoeira – Sandra Guimarães – Psicoterapias Corporais.
Realizado em 1998.
No total, aproximadamente 17 minutos.
Sandra:
– Eu tenho compromisso com gente. A minha vida é trabalhar com gente. Não falo mais nem cuidar de gente, eu falo assim: acordar nas pessoas a capacidade delas se cuidarem…
Estes 3 vídeos compõem a série Psicoterapias Corporais,
com depoimentos selecionados de dezoito terapeutas,
em vídeos individuais, colhidos de modo informal e espontâneo.
Cada um compartilha síntese de um tema escolhido.
Desta série fazem parte:
# Diagnóstico – Frinea Brandão # Prevenção de Neuroses – Ralph Viana # Psicologia Reichiana e Campo Social – Marcus Vinicius Câmara # Biossíntese – Esther Frankel # Movimento & Criatividade – Michel Robim # A Função do Orgasmo – Eugênio Marer # Ética, Teoria e Técnica – Henrique Rodrigues # Contribuição das Neurociências para o Pensamento Reichiano – José Ignácio Tavares Xavier # O Modelo Psicossomático Chinês – Juracy Lopes Cançado # Sítio da Cachoeira – Sandra Guimarães # Reflexões sobre a Metodologia – Ricardo Teixeira # Vínculo Amoroso e Criatividade no Crescer – Ana Christina de Andrade # Desenvolvimento e Perspectivas – Pedro Castel # Orgonoterapia – # Synthesis – Silney Ortlieb # Terapia Reichiana – Ernani Trotta # Assistência – João Paulo Lyra e Silva # Orgonomia e Ciência Contemporânea – José Guilherme Couto de Oliveira.
Os programas são apresentados por Luiz Fernando Sarmento
e compostos por vídeos realizados por ele, só ou em parcerias.
Os vídeos que compõem os programas
incluem desde depoimentos de terapeutas a rituais de candomblé,
passando por registros de carnavais de rua do Rio de Janeiro,
e rodas de Terapia Comunitária.
São atemporais,
podem ser veiculados em qualquer época.
Em cada programa,
um tanto do que o realizador intencionou compartilhar
com seus filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.
E com quem deseje chegar mais perto dos conteúdos
que os programas oferecem.
Edição: Bruno Costa.
Direção, realização: Luiz Fernando Sarmento.
Cada programa, com 2 a 4 intervalos, tem cerca de 60 minutos,
incluídos os classificados sociais.
Sem os intervalos, um pouco menos tempo.
Versões integrais de cada programa em m2t e AVI.
Os vídeos que compõem os programas, em sua maioria,
estão disponiveis na internet.
Saiba+ é uma série de programas atemporais
disponíveis para veiculação.
São 26 programas.
Rio de Janeiro
Brasil
Anders Behring Breivik | Mental Health & Personality
Sei que o vídeo não está legendado, mas estou inserindo ele no site apenas como fonte particular de estudo, “Assassinos em Massa” seria o tema do meu TCC, mas não mais será, de qualquer forma, mantenho meus estudos sobre o tema. A descrição ficará um pouco confusa devido ao control c e v automático deixar dessa forma e ao jogar no bloco de notas perder a configuração, então desconsidere a bagunça abaixo…
This video answers the questions: Can I analyze the mental health and personality factors at work in the Anders Behring Breivik case. Breivk was responsible for killing 77 people in Norway in July of 2011. Support Dr. Grande on Patreon: https://www.patreon.com/drgrande American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: Author. https://www.newyorker.com/magazine/20… https://www.bbc.com/news/world-europe… https://www.telegraph.co.uk/news/worl… https://www.washingtonpost.com/r/2010… https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/arti… https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/arti… Would you like to listen to my content in podcast form? With my partners at Ars Longa Media, we released True Crime Psychology and Personality: Narcissism, Psychopathy and the Minds of Dangerous Criminals. Subscribe to it anywhere you listen to podcasts. I’m looking forward to putting more of my content into audio and developing new, original podcasts on mental health topics. Visit us online, and feel free to reach out with your questions or ideas by going to arslonga.media. Dr. Grande’s True Crime Psychology and Personality podcast: https://www.arslonga.media
Michel Focault – Vigiar e Punir ( ebook download pdf livro baixar )
Saiba + . A função do orgasmo . Ética, teoria e técnica . Neurociências e Reich
Essa descrição do vídeo está meio confusa, mas decidi copiá-la por hábito, pra manter informações, caso o vídeo se torne indisponível no futuro.
O programa 18 contém 3 vídeos:
01
A Função do Orgasmo – Eugênio Marer – Psicoterapias Corporais
Realizado em 1998.
No total, aproximadamente 19 minutos.
Eugênio:
– … qual é a função dele? Pra mim, ele é a função mais grandiosa do ser humano. Eu acho que é a maior experiência que alguém pode ter na sua vida…
02
Ética, Teoria e Técnica – Henrique Rodrigues – Psicoterapias Corporais
Realizado em 1998.
No total, aproximadamente 11 minutos.
Henrique:
– … e qual é o papel do psicoterapeuta no momento em que ele tem que trocar suas informações com os demais. Pra entender isto eu acho que é importante que a gente volte um pouco no tempo…
03
Contribuição das Neurociências para o Pensamento Reichiano – José Ignácio Tavares Xavier – Psicoterapias Corporais
Realizado em 1998.
No total, aproximadamente 19 minutos.
José Ignácio:
– Muitas aquisições no campo do saber científico foram construídas e elas não são anti-reichianas, elas não vão contra o pensamento reichiano, se a gente souber como integrá-las…
Estes 3 vídeos compõem a série Psicoterapias Corporais,
com depoimentos selecionados de dezoito terapeutas,
em vídeos individuais, colhidos de modo informal e espontâneo.
Cada um compartilha síntese de um tema escolhido.
Desta série fazem parte:
# Diagnóstico – Frinea Brandão # Prevenção de Neuroses – Ralph Viana # Psicologia Reichiana e Campo Social – Marcus Vinicius Câmara # Biossíntese – Esther Frankel # Movimento & Criatividade – Michel Robim # A Função do Orgasmo – Eugênio Marer # Ética, Teoria e Técnica – Henrique Rodrigues # Contribuição das Neurociências para o Pensamento Reichiano – José Ignácio Tavares Xavier # O Modelo Psicossomático Chinês – Juracy Lopes Cançado # Sítio da Cachoeira – Sandra Guimarães # Reflexões sobre a Metodologia – Ricardo Teixeira # Vínculo Amoroso e Criatividade no Crescer – Ana Christina de Andrade # Desenvolvimento e Perspectivas – Pedro Castel # Orgonoterapia – Denise Dessaune # Synthesis – Silney Ortlieb # Terapia Reichiana – Ernani Trotta # Assistência – João Paulo Lyra e Silva # Orgonomia e Ciência Contemporânea – José Guilherme Couto de Oliveira.
Os programas são apresentados por Luiz Fernando Sarmento
e compostos por vídeos realizados por ele, só ou em parcerias.
Os vídeos que compõem os programas incluem desde depoimentos de terapeutas a rituais de candomblé,
passando por registros de carnavais de rua do Rio de Janeiro
e rodas de Terapia Comunitária.
São atemporais,
podem ser veiculados em qualquer época.
Em cada programa,
um tanto do que o realizador intencionou compartilhar
com seus filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.
E com quem deseje chegar mais perto dos conteúdos
que os programas oferecem.
Edição: Bruno Costa.
Direção, realização: Luiz Fernando Sarmento.
Cada programa, com 2 a 4 intervalos, tem cerca de 60 minutos,
incluídos os classificados sociais.
Sem os intervalos, um pouco menos tempo.
Versões integrais de cada programa em m2t e AVI.
Os vídeos que compõem os programas, em sua maioria,
estão disponiveis na internet.
Saiba+ é uma série de programas atemporais
disponíveis para veiculação.
São 26 programas.
Rio de Janeiro
Brasil