Vídeo

GUERRA CONTRA A INTELIGÊNCIA | PÁTRIA EDUCADORA – CAPÍTULO 3 | FILME COMPLETO

Neste último episódio da trilogia “Pátria Educadora”, consuma-se a denúncia à crise no sistema educacional brasileiro. Tendo visto o resumo da história da educação no Brasil e no mundo, passa-se aos problemas gerados pela pedagogia crítica de Paulo Freire.

Seguindo o modelo descrito no livro Pedagogia do Oprimido, a educação brasileira encontra-se nos últimos lugares nos rankings de ensino do mundo.

O direito à educação não garantiu ao aluno brasileiro um bom desenvolvimento intelectual. As taxas de analfabetismo são altas e tudo piora considerando o analfabetismo funcional.

Assista a este episódio para entender a relação da regulação do ensino com a sua decadência no caso brasileiro. Entenda o papel da CAPES, do CNPQ, FIES, Base Nacional Comum Curricular, Conselho Nacional de Educação, FNDE, MEC e tantos outros aparelhos estatais envolvidos com o ensino.

Entenda também o que justifica resultados tão ruins entre os alunos brasileiros, mesmo havendo altos investimentos em educação.

Desde o governo do PT, a educação de ensino superior passou a receber a maior parte do investimento. Mestrados e doutorados foram triplicados, mas a quantidade não seguiu a qualidade. Há muitas teses ideológicas sendo publicadas com dinheiro público.

Comparando o Brasil com a América Latina, o país também ocupa os últimos lugares. As notas de pedagogia estão entre as mais baixas e muitos professores são mal formados.

Países que investem menos que o Brasil tem conseguido resultados melhores, principalmente os que priorizam a educação básica.

Assista a este episódio e perceba como as escolas e universidades brasileiras tornaram-se palco político, repletas de conteúdo politicamente engajado, partidário.

Há ideologização baseada em gênero e sexualização infantil. Reitores de universidades chegaram a pedir explicitamente pela continuidade do governo do PT.

A construção do conhecimento deu lugar à crítica.

Há também o problema do currículo obrigatório em todas as escolas, estabelecendo o mínimo a ser ensinado, mas baseado em um método fracassado e proibido em diversos países, o método Global e o de letramento.

Antagonicamente, o que mais se mostrou eficaz no ensino de crianças foi o método fônico, também explicado neste episódio de Pátria Educadora.